O Museu da Memória Afetiva (Muma)* vai começar a frequentar a escola. E quem vai levar essa ideia à frente são os próprios professores do município. Graças a uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação, o Muma* receberá nesta sexta-feira, a partir das 13h30, uma turma composta por 35 professores de geografia e história da rede municipal.
O encontro acontecerá no Parque das Dunas, mais especificamente na Folha das Artes. A ideia é apresentar o Museu aos professores e desenvolver junto com eles metodologias para que a construção de memórias que o Muma* propõe possa ser usada pelos alunos da rede municipal de Natal. Segundo os gestores do museu, esta também é uma forma de fortalecer a cidadania e a identidade dos estudantes com a cidade onde eles vivem.
Também nessa primeira atividade, os professores poderão caminhar sobre um mapa gigante de Natal e terão a oportunidade de relatar suas memórias afetivas com relação a este espaço. A partir da oficina, eles poderão replicar a experiência com seus alunos. Esta é apenas a primeira turma de professores que fará parte dessa parceria. Nos dias 16 e 17 de julho, 35 professores de arte e outros 80 de português participarão de uma atividade semelhante.
Toda a construção resultante dessas oficinas, inclusive as memórias captadas pelos estudantes, poderão fazer parte do acervo do Museu. A expectativa é que esse trabalho atinja milhares de estudantes do ensino fundamental de Natal, bem como suas famílias.
Veja a postagem original aqui
*a partir de 2022 o Mmac – Museu da Memória Afetiva de Natal passou a se chamar MuMA – Museu da memória Afetiva e devido a isso a sigla do Mmac foi alterada nas notícias para a atual, MuMA