Museu da Memória Afetiva de Natal apresenta “Onde está o meu afeto?”

18 de setembro de 2018

Exposição promovida pelo Museu da Memória Afetiva da Cidade do Natal (Mmac) traz resultados de quatro meses de atividades. Foto: Ian Rassari/Mmac
Exposição promovida pelo Museu da Memória Afetiva (Muma)* traz resultados de quatro meses de atividades. Foto: Ian Rassari/MuMa

Após quatro meses de atividades, o Museu da Memória Afetiva (Muma)* vai expor o resultado das produções e reflexões colhidas durante suas atividades. A exposição “Corpo/Memória/Cidade: Onde está o meu afeto” será nesta quarta-feira (19) a partir das 18h, no Espaço Duas, bairro de Ponta Negra.

A curadoria da mostra foi feita por Sânzia Pinheiro em parceria com os gestores do Muma*. Além de poder conferir tudo o que foi produzido por artistas, coletivos, profissionais criativos e instituições durante as atividades do Muma*, também será possível ver entrevistas, depoimentos, postagens e outras produções feitas fora dessas atividades.

Durante a exposição será possível contribuir para o Museu e participar de uma intervenção que ocorrerá durante a exposição. Haverá também uma mostra do programa “Ciudad de los Niños” (“Cidade das Crianças”) graças a parceria com o Museu de Arte Moderna de Medellín (Colômbia).

Ainda durante a exposição, a artista visual Civone Medeiros produzirá em tempo real uma tela que será feita de maneira colaborativa: as pessoas poderão participar dessa criação. Essa obra será feita na parede da entrada do Duas Estúdio.

O Muma* é uma iniciativa dos profissionais do Instituto Casadágua (antropologia visual), MAGA (arquitetura e urbanismo) e Duas Estúdio (fotografia).

A curadora, Sânzia Pinheiro, explicou que a exposição contempla várias linguagens e conta com obras autorais e outras que são resultado dos laboratórios, elaboradas em conjunto, por ela e pela equipe do Museu. “Nós partimos dos laboratórios, das narrativas, do que mais aparece nessa contação, dos elementos da cidade que mais estão presentes nas falas das pessoas”, explicou.

Ela acrescentou que “os trabalhos não só contam essa história da cidade do Natal como fazem referência à própria arte contemporânea”. “Como paisagem, intimidade, arquivo; que são elementos que dizem respeito à memória e à questão museológica”, observou.

De acordo com Maurício Panella, do Instituto Casadágua, a exposição representa o fechamento da primeira fase do Muma*. “Apresentando um pouco a dimensão das áreas com que Museu pode dialogar, tanto as parcerias com instituições públicas e privadas, quanto os museus de reconhecimento nacional e internacional; e ainda as pessoas envolvidas”.

Segundo ele, a mostra também é uma oportunidade para que todos vejam como “as ações do Museu, nesses quatro meses, conseguiram despertar o olhar crítico e afetivo pela cidade do Natal”.

Elisa Elsie, do Duas Estúdio, disse que além de fechar esse primeiro ciclo do Muma*, a exposição “Onde está o meu afeto?” também é uma forma de dar mais visibilidade ao Museu.

“A exposição é um chamamento para que as pessoas participem. O Muma* é para as pessoas e só existe se as pessoas participarem, com suas memórias afetivas. É como o slogan do Museu diz: ‘a sua história conta a história da cidade’”, disse.

O Museu da Memória Afetiva é um projeto aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Djalma Maranhão) que conta com o patrocínio da Potiguar Turismo e da Arena das Dunas.

Equipe de gestores do Mmac. Foto: Sarah Wollermann/Mmac
Equipe de gestores do MuMa. Foto: Sarah Wollermann/MuMa

Museu da Memória Afetiva foi lançado há quatro meses, na Cidade Alta

Lançado há quatro meses, o Museu da Memória Afetiva (Muma)* promoveu inicialmente o I Seminário Museu, Cidade e Memória Afetiva, na Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos, na Cidade Alta; e o percurso com o Projeto Rios e Ruas-SP.

Em junho, o Muma* começou a promover oficinas com professores da rede municipal de ensino, graças a parceria com a Secretaria de Educação de Natal. Em julho foi realizado o “Museu a céu aberto”, atividade desenvolvida na praça Henrique Carloni (“praça do disco voador”), em Ponta Negra. E agora, a exposição.

Nesse mesmo período, o Museu também desenvolveu atividades com moradores da Comunidade do Jacó, na Zona Leste da cidade; com pessoas que frequentam o Centro de Atenção de Psicossocial Álcool e Drogas (Caps), do bairro das Rocas; alunos do Departamento de Comunicação Social (Decom); além de profissionais das áreas do design, das artes visuais, da dança, da arquitetura e do urbanismo.

Durante este período foram estabelecidas parcerias com Secretaria Municipal de Educação (SME), Motyrum Urbano-UFRN, Centro de Convivência das Rocas e com o Programa Ciudad de los Niños do Museu de Arte Moderna de Medellín.

“Corpo – Memória – Cidade: Onde está o meu afeto?”
Quando? Dia 19 de setembro, quarta-feira
Onde? Espaço Duas (rua Praia de Diogo Lopes, 2197 – Ponta Negra – Natal)
De que horas? Das 18h às 22h
Quanto custa? O evento é irretocavelmente gratuito.
Como chegar? https://goo.gl/maps/RBFcrXkTjDy

*a partir de 2022 o Mmac – Museu da Memória Afetiva de Natal passou a se chamar MuMA – Museu da memória Afetiva e devido a isso a sigla do Mmac foi alterada nas notícias para a atual, MuMA