O rio Potengi transformou meu olhar, minha relação com a cidade, com as pessoas que aqui habitam e com a arte. Sou professora de artes visuais e como uma pessoa nascida em outra capital que morava aqui a 10 anos percebi meu distanciamento desse elemento natural tão importante para a formação da cidade.
Foi movida por essa sensação e pelo desejo de me aproximar do rio que decidi trazer o RIO POTENGI como eixo norteador de um projeto artístico.
A EXPOSIÇÃO CONFLUÊNCIAS (2019) foi o encontro de percepções e experimentações artísticas, em diferentes linguagens, realizadas por estudantes de Departamento de Artes da UFRN em 2019, sob minha orientação nas disciplinas de Artes Visuais: Produção Tridimensional II + Corpo e Espaço + Tópicos em Arte Contemporânea II.
Provocados pelos questionamentos: Quais suas memórias, histórias e afetos com o Rio Potengi e pelo deslocamento do olhar sobre esse gigante que divide/permeia a cidade do Natal, os 13 artistas em formação tiveram a oportunidade de refletir e criar a partir de sua própria relação/experiência com esse manancial.
…o rio enquanto margem, travessia, deslocamento, encontro, movimento, obstáculo, suporte, vida, morte, fonte de alimento, de moradia, de riqueza, e de controvérsias também.
A EXPOSIÇÃO CONFLUÊNCIAS, apresentou produções audiovisuais, performances e instalações, trouxe a tona algumas relações possíveis que estabelecemos com os elementos naturais de nossa cidade e as complexas interações que delas emergem, buscando ressignificar e experimentar novas possibilidades e afluentes. Fomentando o pertencimento com a natureza e a consciência ecológica afetiva. Quem tiver curiosidade pode ver um pouco da exposição na página do museu Camara Cascudo https://mcc.ufrn.br/programacao/confluencias
Essa memória é muito importante pra mim, pois me me trouxe pra perto das águas transbordantes de histórias do Potengi, me presenteou com pessoas queridas e me conduziu por diversos caminhos e encontros. Muito Obrigada Querido Rio Potengi!!!Estrela Santos